rss
email
twitter
facebook

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Acentuação no slackware 13.1

Várias pessoas encontram problemas com o cedilha e acentuação no slackware ao usar alguns programas, como o firefox (o sistema funciona perfeito), e encontram várias soluções pela internet, porém, pode-se gerar efeitos colaterais quase imperceptíveis.

A solução de alterar os arquivos /etc/profile.d/lang.sh e /etc/profile.d/gtk+.sh resolvem o problema do cedilha, mas força teu sistema a usar codificação iso8859-1. Tendo em vista que a maioria dos sistemas modernos já fazem uso do UTF-8, seria ideal manter nosso sistema na mesma codificação.

Para quem não conhece o método citado acima, segue como funciona:

Basta adicionar a seguinte linha ao arquivo /etc/profile.d/gtk+.sh :
GTK_IM_MODULE=cedilla

E no arquivo /etc/profile.d/lang.sh :
export LANG=en_US.ISO8859-1

Alguns dos efeitos colaterais de se manter o sistema em iso8859-1 são quase imperceptíveis, porém constantes. Um exemplo é usar músicas onde o caminho possui acentos ou cedilhas serão considerados erros e não conseguirás tocas tuas músicas. Tendo em vista que trocar o nome de todas suas milhares de músicas seria um problema (ou criar um script para tal demandaria um bom tempo também), precisa se decifir entre mudar o player (windows user choice) ou descobrir como sanar o problema.

Para sanar este problema, simplesmente desfaça as mudanças do método anteriormente explicado, caso tenha sido aplicado, e apenas adicione ao arquivo /etc/profile.d/lang.sh a seguinte linha:
export LANG=pt_BR.UTF-8

Após, basta reiniciar teu sistema e ele estará novamente em UTF-8. Vale lembrar que esta alteração vai setar a linguagem padrão do sistema para pt_BR, logo, as mensagens do sistema virão todas em pt_BR.

Após reiniciar o sistema, notará que vários arquivos, antes acentuados corretamente, estarão com caracteres loucos, impedindo o acesso a eles. Isto ocorre porque estes arquivos foram acentuados usando a codificação antiga.

Para sanar este problema, basta usar o programa convmv, que irá converter a codificação dos arquivos. Este programa pode ser encontrando no http://slackbuilds.org

Para usar o programa, basta executar, sem a necessidade de ser root, o seguinte comando:
convmv -t utf8 -f iso88591 -r nome_pasta_ou_arquivo

Explicação dos parâmetros:
-t codificação que será atribuída ao arquivo (significa to)
-f codificação atual do arquivo (significa from)
-r recursivamente (apenas se for para mústiplos arquivos)

Este comando irá simular o resultado, para se verificar a necessidade de rodar para valer. Caso tenha a necessidade, acrescente o parâmetro --notest no comando.

0 comentários:

Postar um comentário